Livre pensamento

As Emoções e a Psicanálise


A psicanálise é uma abordagem terapêutica que se concentra na investigação das raízes inconscientes de nossas emoções.
O filme Divertidamente 1 e 2 retrata a história de uma garotinha (Riley) e a forma como sua psique atua diante das transformações de sua vida.
As emoções de Riley representadas de forma lúdica por personagens que têm o mesmo nome das emoções, processam as informações que chegam à psique da mocinha e as guardam nas memórias. Estes personagens ficam numa sala (psique), observando e tentando controlar tudo o que acontece na vida da garota. Durante o dia eles armazenam nas memórias (esferas). No filme, as esferas são representadas por cores e classificadas conforme as mais intensas e, sentidas pela mocinha. Com isso, as cenas são gravadas nas emoções.
Na psicanálise, segundo Freud, os sonhos são manifestações do inconsciente, realização de desejos reprimidos. Quando a moça dorme, acontece o processo de transferência para a repartição de longa permanência, assim, durante o sono é que o cérebro processa e armazena os dados obtidos durante o dia.
É importante ressaltar que a raiva, tristeza, nojo, medo e alegria têm o seu valor na vida do indivíduo. Durante o filme a alegria se destaca como protagonista, mas ninguém é sempre feliz, a tristeza também tem o seu espaço, ela é importante tanto para o crescimento emocional quanto para os enfrentamentos na vida.
Com o passar do tempo surgem outras emoções, essas ocorrem desde muito cedo na criança e, nessa nova fase, traz outras, com um contexto didático, dentre elas a ansiedade que se vê como um agente de mudança na mente da garota. No decorrer do filme Riley apresenta crise de ansiedade.
A ansiedade considerada como um sinal de alerta do ego para um perigo iminente, que pode ser tanto interno, quanto externo. Há dois tipos de ansiedade a normal e a patológica. A ansiedade normal é temporária e nos prepara para situações adversas do cotidiano. Sintomas como perda do sono e alterações no apetite são comuns, mas devem passar quando a preocupação acabar. Porém, se a ansiedade atrapalha diversas áreas da vida do indivíduo, impedindo-o de viver experiências. Se a pessoa deixa de se socializar, se surgem preocupações excessivas, sensação de “estar no limite”, irritabilidade, tensão e entre outras, então é considerada ansiedade generalizada, ou seja, patológica. Sentir qualquer emoção é normal, o que não é normal é deixar que uma das emoções lhe domine. Todo excesso é sintoma. As emoções da infância influenciam na formação das estruturas psíquicas e permanecem por toda a vida do indivíduo. O filme nos mostra que desde a infância devemos expressar as emoções e sobre a importância de pais atentos às mudanças de comportamentos dos seus filhos e saber interpretar as reações quando criança. A cura de todo sintoma, de toda emoção mal vivenciada se dá pela palavra (associação livre).

Girlande Morais - Psicanalista CEPN

ENTRAR EM CONTATO

NOSSA INFORMAÇÃO DO ESCRITÓRIO
Rua Manoel C. Melo, Arcoverde/PE
(87) 9 9921-3207 | (87) 9 9921-3207
09:00 às 17:00, 18:00 às 19:00
MENSAGEM